Iº Fórum Mundial de Teologia e Libertação
Porto Alegre – Brasil, 2005
Na data indicada, chegaram os/as participantes de todo o mundo, animados pelo entusiasmo do Fórum Social Mundial. O fórum teológico se realizou no campus central da PUCRS, que também acolheu o FSM naquele ano. Tudo se desenvolveu normalmente quanto à organização e o programa. O conteúdo temático e teológico foi de um nível excelente, oferecendo um espaço público para o diálogo das teologias libertadoras. O ótimo resultado do encontro está testemunhado nas edições em espanhol, português e inglês do livro contendo as conferências e painéis do Fórum de 2005.
Do Primeiro ao Segundo Fórum
O desafio do primeiro fórum foi de situar a contribuição da Teologia da Libertação na cena de discussões do FSM. A partir de uma ampla avaliação dos/das participantes deste primeiro evento, foram ampliados os objetivos do FMTL, bem como reformulado sua metodologia e o perfil de participantes do evento. Nascia uma visão para o FMTL: levar adiante um processo que contribuísse com a formação de uma rede internacional de teologias contextuais herdeiras e/ou identificadas com a Teologia da Libertação, em suas diferentes formulações e expressões. O objetivo tornava-se também mais evidente: proporcionar um espaço aberto de encontro para uma interação vívida e refletida da teologia com a sociedade contemporânea. Essa visão orientou o Comitê Internacional do FMTL, bem como o grupo das entidades que assumiam, então, a organização do projeto. A cooperação existente entre essa ampla rede de instituições foi imprescindível ao longo da preparação do segundo Fórum em 2006.
IIº Fórum Mundial de Teologia e Libertação
Nairobi – Quênia, 2007
O II Fórum Mundial de Teologia e Libertação aconteceu entre os dias 16 e 19 de janeiro de 2007, sob o tema “Espiritualidade para outro mundo possível”. Reuniu 300 pessoas oriundas dos cinco continentes, em sua maioria da África. Um espaço que realmente propiciou o encontro e a troca de buscas e realizações de afirmação da vida, da justiça e da dignidade – em esfera planetária, mas deixando-se tocar pelos apelos e convites do contexto queniano. Os trabalhos tiveram lugar no Carmelite Center, instituição vizinha ao Tangaza College, no distrito de Langata, em Nairobi. Tal como o primeiro, o segundo FMTL aconteceu na semana anterior ao Fórum Social Mundial e, de modo geral, recebeu uma avaliação muito boa dos/as participantes e do Comitê Internacional. A diversidade de expectativas, certamente, divide e enriquece a avaliação de resultados, mas permanece uma manifesta unanimidade quanto à estratégia de intervenção do Fórum e a importância de sua contribuição para a atual reflexão teológica.